COMO CONTINUAR, SEM DESISTIR
Pr Luciano R. Peterlevitz, Igreja Batista Bela Vista, 01.11.2018.
Texto: Jeremias 20.7-13
Introdução
Jeremias foi vocacionado aos 20 anos, no décimo terceiro ano do reinado de Josias. Era o ano 627 a.C. Ele pregou perseverantemente 40 anos em Jerusalém (627-587 a.C.), e cinco anos no Egito (587-582 a.C.). De acordo com alguns estudiosos, o profeta morreu aos 65 anos no Egito, apedrejado por seus compatriotas. Jeremias pregou a palavra até o final da sua vida.
O profeta Jeremias teve um ministério longo, mas não sem lutas e grandes dificuldades. Ele foi terrivelmente perseguido. Em Jeremias 20.1-6, lemos que ele foi ferido e preso a um tronco pelo sacerdote Pasur. Noutro momento, foi lançado numa cisterna lamacenta (Jr 38). A palavra do profeta era motivo de zombarias e escárnios (Jr 20.8). Ele foi traído por seus amigos íntimos (Jr 20.10). “Maldito o dia em que nasci”, dizia Jeremias (20.14).
Jeremias tinha tudo para desistir. E, em muitos momentos, ele queria desistir. Jr 20.9b: “já desfaleço de sofrer e não posso mais”. Preste atenção o que Jeremias estava dizendo: não posso mais.
Quando nos envolvemos com a obra do Senhor, em muitos momentos somos tentados a dizer como Jeremias: não posso mais. Como é fácil desistir! Desistir de um curso. Desistir de um projeto de vida. Desistir da obra do Senhor.
Mas Jeremias não desistiu. Por quê? Como continuar, sem desistir?
- Jeremias não desistiu porque era chamado pelo Senhor: v.7-9
V.7: “persuadiste-me”: o verbo significa “iludir”, “seduzir”. Jeremias reconhece que foi persuadido a pregar. Ele, por ele mesmo, não queria. Mas foi obrigado. O seu chamado falava mais alto do que sua vontade de desistir. De forma geral, os profetas eram arrebatados pelo Senhor para profetizar.Por isso, Amós declara: “Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?” (Am 3.8).
V.9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele. O profeta era movido pelo fogo da vocação.
Todos os crentes receberam um chamado de Deus. Somos parceiros de Deus. Quando Deus nos redimiu, ele também nos chamou para uma tarefa, para uma missão. Todos nós somos chamados para isso.
O Novo Testamento diz que somos “cooperadores de Deus” (1Co 3.9). Essa expressão também pode ser traduzida “somos companheiros a serviço de Deus”. Foi para isso que Ele libertou você das garras do diabo e trouxe-lhe para o reino do Seu Filho. Por que Deus libertou Israel do Egito? Para que Israel o servisse no deserto. Assim também, o Senhor redimiu você, porque Ele quer que você seja companheiro Dele na obra que Ele está fazendo nessa terra.
Deus quis Abraão para formar um povo.
Deus quis Moisés para libertar Israel do Egito.
Deus quis Samuel para ser profeta, sacerdote e juiz.
Deus quis Jeremias para convocar o povo de Judá ao arrependimento.
Deus quer você, também.
Uma coisa séria: quando você decide-se se envolver com a obra do Senhor, você será tentado a desistir. Lutas virão. Mas nem pessoas, nem o diabo, nem anjo algum, nem você mesmo, podem apagar aquele fogo ardente dentro de você, aquela voz que chama você pelo nome como chamou Moisés.
Portanto, firme-se na certeza de que você é chamado para fazer a obra do Senhor.
- Jeremias não desistiu porque confiava no Senhor: v.10-12
V.10: Jeremias era perseguido pelos opositores. O profeta pregava uma mensagem de juízo sobre Jerusalém, e muitos (especialmente a liderança política e religiosa) sentiam-se ameaçados por essa mensagem. Queiram denunciar Jeremias, acusá-lo de sedição contra o rei. Queriam impor um verdadeiro terror sobre ele.
V.11: “Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro”. Jeremias sentia-se impelido a realizar a obra do Senhor, porque ele sabia quem é o Senhor da obra (“poderoso guerreiro”). O profeta também sabia que o Senhor estava com ele.
Onde estava o Senhor, quando Jeremias esteve prezo no tronco, por uma noite toda? O Senhor estava no tronco com Jeremias. Onde estava o Senhor, quando Jeremias esteve numa cisterna cheio de lamas? O Senhor estava na cisterna com Jeremias.
O Senhor não somente indica o caminho. Ele vai à frente, no caminho. O Senhor não somente disse a Abraão: “sai da tua terra”, mas também disse “para a terra que eu te mostrarei”. Isso significa que o Senhor iria com Abraão para a terra prometida, mostrando-lhe o caminho. O Senhor não somente disse a Abraão: “toma o teu filho a quem tanto amas, e vai à terra de Moriá, e ofereça-o ali em sacrifício”, mas também disse “sobre um dos montes que eu lhe mostrarei”. O Senhor mesmo iria mostrar o monte sobre o qual Isaque deveria ser sacrificado, o que significa logicamente que Senhor estava com Abraão no monte. Por isso o monte da provação tornou-se o monte da salvação.
Será que vocês reconhecem a doce voz do Mestre que diz eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos? Já ouviram essa voz? É a voz do Senhor Jesus. Hoje ela ecoa em seus ouvidos.
Lembrem-se da promessa que Deus fez para Josué: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Js 1.9).
Portanto, firme-se na certeza de que o Senhor que lhe chamou para o obra é o Senhor que promete sua presença para a realização da obra.
- Jeremias não desistiu porque louvava ao Senhor independente da situação difícil: v.13
Jeremias termina sua fala no v.13. O v.14 inicia outra fala que, apesar de proceder do profeta, pertence a outro trecho literário. Portanto, o trecho iniciado no v.7 termina no v.13. E o que diz esse v.13? É um brado de louvou ao Senhor, porque o Senhor liberta o “necessitado/oprimido” das mãos dos malfeitores. O louvor perfeito brota do coração ferido. Em meio à dor, surge um grito de louvor. É um hino de louvor ao Senhor da obra.
Veja as Lamentações de Jeremias. São hinos no estilo de lamentação. São cânticos entoados em momentos sombrios, quando a cidade de Jerusalém e o templo tinham sido destruídos pelas forças dos inimigos babilônicos. Neste contexto de ruína, Jeremias e algumas pessoas cantavam assim:
22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,
porque as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã.
Grande é a tua fidelidade.
24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma;
portanto, esperarei nele.
25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele,
para a alma que o busca.
26 Bom é aguardar a salvação do Senhor,
e isso, em silêncio. (Lamentações 3.22-26)
Lembremos de Paulo e Silas, presos em Filipos, depois de açoitados, “oravam e cantavam louvores a Deus” (At 16.25).
Jeremias era como Paulo. Veja os dizeres do Apóstolo, em 2Tm 4: em meio ao abandono dos homens (“todos me abandonaram”, v.16), ele sabia que era amparado por Deus: Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida…fui libertado da boca do leão (v.17). O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial (v.18a). E, como Jeremias, Paulo termina esse trecho como um brado de louvor: A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém! (v.18b).
A situação está difícil? Bendiga o nome do Senhor. E o Senhor romperá as cadeias que aprisionam sua alma, e lhe revestirá de forças para vencer as provações.
Conclusão
É provável que muitos de vocês, chamados pelo Senhor, sejam feridos, e em muitos momentos sintam-se desamparados. Talvez muitos de vocês dirão como Jeremias: “não posso mais”. Mas que essa não seja a última palavra. Que a última palavra seja: “Persuadiste-me, ó Senhor, e persuadido fiquei”.Que a última palavra seja a de Paulo: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fl 4.13).
Portanto, não diga “não posso mais”. Mas diga: “posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
Não todas as coisas que você quer. Não todas as coisas que você sonha. Mas todas as coisas necessárias para realizar a obra do Senhor perseverantemente até o final, mesmo em meio à humilhação ou honra, fome ou abundância (Fl 4.11-12).
O Senhor chama. O Senhor capacita. A obra do Senhor só pode ser realizada com o poder e a capacitação do Senhor da obra. Você é chamado para se envolver com a obra do Senhor. Então confie no Senhor da obra, pois o Senhor da obra vai à tua frente. Louvado seja o nome do Senhor!