A solução de Deus para a falta de esperança
Pr Luciano R. Peterlevitz, IBBV, 26.07.2018/ PIBS, 24.01.2021
Introdução
1Tm 1.1: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança”.
Atão esperada vacina contra o COVID-19 chegou!Entretanto, por mais que esta vacina seja fundamental para este momento que estamos vivendo, ela não é a Esperança última da humanidade.
O ser humano continuará enfrentando outros dilemas e dificuldades. Enfermidades, guerras, crises, violências, depressões, entre outras coisas, continuarão fazendo parte da nossa existência. A morte continuará sendo o nosso maior inimigo. Ainda não inventaram uma vacina contra a morte.
Por isso, precisamos olhar para “Cristo Jesus, a nossa esperança”.
Salmo 130.7: “Povo de Israel, ponha a sua esperança em Deus, o SENHOR, porque o seu amor é fiel, e ele sempre está disposto a salvar.”(NTLH).
Esperança tem a ver com aquilo que não vemos. Rm 8.25: “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”
A esperança nos “impede que sejamos esmagados pela tristeza”[1]. Podemos perder muita coisa, só não podemos perder a esperança.
1Ts 4.13: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança”.
A falta de esperança
Há muitas pessoas sem perspectiva para o futuro. “Não há esperança”, é o lema de muitos.
A falta de esperança leva ao desânimo, às vezes gera depressão.
A vida não é fácil. Mas pode ser melhor, se temos esperança.
A solução de Deus para a falta de esperança
Qual é a solução de Deus para a falta de esperança?
O Filho de Deus
Jesus Cristo é a única esperança. Ele é a única solução para a falta de esperança.
Aqui está nossa esperança. Deus não somente dá algo (vida eterna), mas dá o Seu próprio Filho. Deus dá a Si mesmo. Por isso temos esperança!
1Pe 1.3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.
Há um ditado que diz: “Enquanto há vida, há esperança!”. Há uma parcela de verdade nessa máxima. Mas para o cristão, Cristo é a vida, e, portanto, o que dá esperança não é fato de haver vida, mas sim o fato de haver Cristo. Portanto, podemos dizer que: Se houver Cristo, há esperança!
A esperança não morre, porque Jesus Cristo está vivo. Temos esperança viva através do Cristo vivo.
O vírus do pecado é pior do que o COVID-19.
- O vírus do pecado contamina todos os seres humanos.
- Os efeitos da doença-pecado são irreversíveis: o salário do pecado é a morte eterna.
Mas há uma vacina para o vírus do pecado: o sangue de Jesus.
- A vacina do sangue de Jesus é 100% eficaz
- Testada e comprovada
- Disponibilidade imediata, para todos.
O Espírito de Deus
Outra solução de Deus para a falta de esperança é o Espírito de Deus:
Rm 15.13: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”
A esperança pode transbordar em nós “pelo poder do Espírito Santo”.
Somos habitados pelo Espírito Santo. Deus habita em nós. Por isso, temos esperança.
Rm 5.5: “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (NVI).
Jesus prometeu aos seus discípulos que enviaria o Espírito Santo, o “outro Consolador para que fique para sempre convosco” (Jo 14.16). “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14.18).
O Espírito nos ensina as palavras de Cristo. O Espírito nos leva até Cristo, em quem temos esperança. Jesus é o Caminho, e o Espírito mostra esse caminho. O “cristão não é alguém que segue todo caminho com Cristo. Nenhum de nós o faz. O cristão é alguém que apenasencontrou a estrada certa” (Charles L. Allen). “Gosto de ouvir meu Senhor falar e onde vejo as pegadas de seus pés na terra, ali desejo colocar minhas pegadas também”. (John Bunyan).
Quer esperança? Então deixe sua vida ser conduzida pelo Espírito Santo.
O Espírito da verdade nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O Espírito é o nosso GPS. O Espírito nos guia pelos caminhos que conduzem à paz.
Muita gente perdeu a esperança, simplesmente porque não ouve a voz do Espírito. Muitos querem encontrar esperança em qualquer caminho, mas só há esperança no caminho certo, e é o Espírito que indica o caminho certo. Se você quer esperança, será necessário ir ao trono da graça de Deus. O Espírito da verdade mostrará como chegar lá.
Como o Espírito Santo nos guia a toda a verdade? Resposta: pela Palavra de Deus. Por isso,outro recurso de Deus para a falta de esperança é a Palavra de Deus.
A Palavra de Deus
A esperança que temos é viva,pois se baseia na Palavra viva de Deus (1Pe1.23).
É na Palavra que encontramos consolo que produz esperança: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rm 15.4).
Concordo com Wayne A. Mack: A esperança é “uma expectativa confiante e segura de coisas boas com base nas promessas de Deus”.[2]
Muitas das nossas frustrações têm a ver com expectativas irreais que criamos em nossa cabeça. Deus não prometeu que vida seria um mar de rosas. Não prometeu que não haveria problemas no casamento e com os filhos. Não prometeu que tudo o que nós planejamos dará certo. Não prometeu que nunca ficaríamos doentes.
Veja Lucas 24. Os dois discípulos caminhos a caminho de Emáus estavam tristes e sem esperança, por que Jesus havia morrido. “e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel”, diziam aqueles discípulos desiludidos (v.21). Eles acreditavam que Jesus era um libertador político. Tinham uma falsa expectativa em relação a Jesus.
Veja o que Jesus fez para solucionar a falta de esperança deles: “E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.” (v.27).
A interpretação correta das Escrituras gera esperança. Quando interpretamos as Escrituras de forma correta, vamos entender porque sofremos, e vamos entender exatamente o que Deus prometeu.
Portanto, para ter esperança viva, é imprescindível ler a Escritura. Meditar nela todos os dias. E compreendê-la corretamente. Precisamos compreender devidamente as promessas divinas. Tem muita gente alimentando falsas expectativas, acreditando em promessas que Deus nunca fez.
Mas, o que Deus realmente prometeu?
O Senhor prometeu ouvir nossa oração.
O Senhor prometeu cuidar de nossas necessidades.
O Senhor prometeu a vida eterna.
O Senhor prometeu paz perfeita.
O Senhor prometeu que nos daria vida plena (“Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância”).
Conclusão
Qual a solução de Deus para a falta de esperança?
Há três soluções divinas para a falta de esperança: o Filho de Deus, o Espírito de Deus e a Palavra de Deus.
Quer ter esperança viva? Receba Jesus em sua vida. Jesus Cristo é a única esperança.
Quer transbordar de esperança? Viva no poder do Espírito Santo. Deixe sua vida ser conduzida pelo Espírito.
Não quer ser iludido com falsas esperanças? Então leia e estude a Palavra de Deus.
[1] MACK, Wayne A. Caído, mas não derrotado: lidando biblicamente com o desânimo. São Paulo: NUTRA Publicações, 2016, p. 228.
[2] MACK, Wayne A. Caído, mas não derrotado: lidando biblicamente com o desânimo, p. 238.