EM BUSCA DOS FILHOS DA PAZ

Postado em 25 de outubro de 2018 por

Categorias: Pregações

Lucas 10.1-12

 

Pr Luciano R. Peterlevitz – Igreja Batista Bela Vista, 09.09.2018.

Introdução

A Igreja Batista Bela Vista realizará o projeto Casas de Paz. Trata-se de uma estratégia eficaz de evangelismo, baseada em Lucas 10. Todos nós seremos desafiados a procurar uma casa ondem morem pessoas que não conhecem o evangelho, e ofereceremos para essas pessoas a oportunidade de ouvirem acerca da paz de Cristo. Caso elas aceitem, ficaremos um tempo naquela casa, proclamando o evangelho da salvação.

Nesse exato momento, muitos corações estão aflitos. Não estão em paz. Mas existe paz para eles, em Jesus.

A paz de Deus é maravilhosa. Como é bom conhecermos o Príncipe da Paz! Mas não podemos guardá-la só para nós mesmos. Nós não temos esse direito!

Coisas boas precisam ser propagadas! Mas infelizmente temos a tendência só de propagarmos notícias ruins. Aliás, parece que as notícias ruis nem precisam ser transmitidas. Elas parecem que se espalham sozinhas, rapidamente. No entanto, na verdade, elas não se propagam por si mesmas. Nós a veiculamos, e, às vezes, fazemos isso até com certo prazer diabólico. Gostamos de falar das coisas ruins, especialmente aquelas que aconteceram na vida de outras pessoas. Mas que tal falar das coisas boas que Deus tem feito nas nossas vidas? Que tal espalhar a maravilhosa paz de Deus? Que tal falar do amor de Jesus? Que tal compartilhar com alguém uma coisa boa que aconteceu na sua vida? Vamos espalhar a boa semente.

A estratégia de Jesus em Lucas 10

Contexto: Jesus está subindo para Jerusalém, onde seria crucificado, e está enviando mensageiros adiante de si, para preparar lugar para ele (Lc 9.51-52). Enquanto está indo para lá, Jesus ia entrando nas cidades. Então “o Senhor designou outros setenta” (v.1 – ARA). Algumas versões apresentam “setenta e dois” (por exemplo, a Almeida Século 21 e NVI). Vamos considerar que eram setenta (mas poderiam ser setenta e dois). Cristo “os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir” (v.1).

Os setenta discípulos deveriam encontrar pessoas interessadas em Jesus, e preparar assim o encontro delas com o Salvador. Não seria esse o nosso objetivo? Encontrar pessoas que querem se encontrar com Jesus?

Tudo indica que os setenta eram discípulos de Jesus há pouco tempo. Importante: são novos convertidos. Para anunciar a paz de Cristo, não precisa ter formação teológica ou anos de experiência cristã.

Jesus envia os 70 de dois em dois. Eles deveriam encontrar os “filhos da paz”, aquelas pessoas dispostas a ouvir o evangelho (v.6). Se eles fossem recebidos naquela casa, deveriam anunciar ali a paz de Cristo, pregar o evangelho e libertar os cativos.

Depois de um tempo, os 70 voltaram possuídos de alegria (v.17).

Você está possuído de alegria, por fazer parte da missão de Deus? Há crentes possuídos de raiva, ou de inveja. Mas crente possuído de alegria é muito poderoso!

Orientações para os enviados

Nos v.3-12, Jesus deu as seguintes orientações aos 70:

  1. Eles deveriam estar atentos à realidade difícil: v.3

Não estamos indo para um jardim, mas para um campo de batalha.

  1. Eles deveriam totalmente desprendidos: v.4a

A “bolsa” era onde se guardava o dinheiro. O alforje era um tipo de mochila de viagem. Os discípulos não deveriam levar nada disso, nem vários pares de sandálias. Há um senso de urgência aqui.

Não podemos planejar nossa vida em torno de bens materiais, mas sim, em torno dos interesses do reino de Deus.

  1. Eles deveriam estar totalmente focados: v.4b

Jesus disse para eles que, enquanto andassem, eles não deveriam nem cumprimentar outras pessoas. Isso é foco.

  1. Eles deveriam encontrar um filho da paz: v.5-6

Só encontrarão paz aqueles que estão dispostos a recebê-la. Vamos procurar essas pessoas dispostas a ouvir o evangelho.

  1. Eles deveriam permanecer na casa durante um tempo: v.7

Os 70 não poderiam ficar mudando de casa em casa. Permaneceriam numa casa, curando os enfermos e pregando o evangelho do reino (v.9). Nós vamos fazer isso durante cinco semanas.

  1. Eles deveriam saber que receberam autoridade de Jesus: v.9

Aqueles que foram enviados, receberam autoridade de Jesus, para curar e libertar (v.18,19). Qual a melhor forma de destruir Satanás? Pregando a palavra de Deus, que é a espada do Espírito (Ef 6.17). A palavra é a espada que destrói o diabo.

7. Eles deveriam anunciar o evangelho do reino: v.9

Não queremos entreter as pessoas, mas transformar pessoas. Elas precisam urgentemente da salvação em Jesus.

  1. Eles deveriam saber que poderiam ser rejeitados: v.10-12

Os 70 deveriam saber “que está próximo o reino de Deus” (v.11). Se as pessoas rejeitarem a paz que estamos apresentando, não vamos focar no nosso fracasso. Não! A rejeição à pregação é tão somente um sinal de que o reino de Deus está próximo. Vamos pensar mais no reino e menos em nosso fracasso.

Conclusão

Nós seremos enviados, de dois em dois, para procurar os filhos da paz, e anunciar o evangelho do reino na casa deles.

Seja você também um agente da paz. Que você sinta a alegria de ser usado por Deus para alcançar aqueles que não conhecem a paz de Jesus.