AS MARCAS DE UM CASAMENTO SAUDAVÉL
Pr Luciano R. Peterlevitz, IBNC (encontro de casais), 10.06.2017
Introdução
Deus é o criador do casamento, e, portanto, é necessário que o casamento seja estabelecido de acordo com a vontade Dele.
Um casamento saudável necessariamente é um casamento segundo a vontade de Deus, e este casamento é um casamento abençoado e feliz. Podemos alistar as seguintes marcas de um casamento saudável:
1a marca: FIDELIDADE
A Bíblia dá grande valor ao casamento e à fidelidade no casamento: “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula” (Hb 13.4).
Gn 2.24. O casamento é um vínculo sagrado entre um homem e uma mulher, instituído por Deus e firmado diante dele. E esse vínculo / aliança deve ser mantida pela fidelidade.
O verbo “unir” significa “soldar”, “colar”. Uma só carne, uma só cama, uma só bolsa, uma só carteira, uma só dinheiro. O casamento é uma união biológica, sexual. É uma união emocional, espiritual e material. Por que muitos casais estão se separando? É porque eles ainda não compreenderam que casamento é uma união que requer prestação de contas.
Lealdade significa fidelidade. Fidelidade é honrar o outro na ausência. Quando há fidelidade, usa-se com responsabilidade o notebook, o tablete, o celular.
A lealdade é transparência. É prestação de contas. Por isso tudo precisa ser aberto (senhas de celular, do banco, acesso à carteira). Quem não deve não teme, não tem medo de ser transparente.
Lembrem-se: vocês são um. Na ausência um do outro, vocês precisarão ser fieis a esse compromisso.
2a marca: SERVIÇO
Casamento é uma chamada para servir. Mc 10.43-46: “Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir…”
Quem não vive para servir, ainda não entendeu porque existe. Sabe porque existem suas mãos, seus pés? Para servir.
A família é lugar de serviço. “Quem não serve, não serve para o casamento” (Josué Gonçalves).
O serviço é a prova do amor: “e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13:1). Depois dessa declaração, o texto diz que Jesus lavou os pés dos seus discípulos (Jo 13).
Vocês querem que o amor seja uma realidade no lar de vocês? Então estejam prontos para servir.
Jesus lavou os pés de cada um dos seus discípulos. Inclusive o de Judas, que o traiu. Isso é graça. É tratar com bondade aqueles que nos tratam mal. É retribuir o mal com o bem. É tratar o outro como Deus nos trata todos os dias. Graça é lavar os pés daqueles que dizem por ai que não gostam da gente. Graça é um golpe de bondade.
Jesus, ao terminar de lavar os pés dos discípulos, disse: “é o servo maior do que o seu Senhor? Se eu lavei seus pés, vocês agora devem também lavar os pés uns dos outros”.
Saibam: vocês precisam estar prontos para servir! Decidam: na casa de vocês precisa prevalecer a graça, a graça! Que a casa de vocês não seja um lugar ordinário, mas lugar do extraordinário de Deus, um lugar da graça extraordinária de Deus. Graça para vencer o mal com bem, graça para tratar o outro como você não espera ser tratado.
3a marca: PERDÃO
“Assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13.
O perdão exige quebrantamento e humildade. 70 x 7: talvez só no casamento isso seja possível. É impossível ter um casamento feliz sem praticar a arte do perdão. Isso porque o casamento não é a união entre duas pessoas perfeitas. Antes, é a união entre duas pessoas limitadas e imperfeitas. Por isso a prática do perdão é fundamental para a fidelidade no casamento.
É o marido que esqueceu uma data importante. É a esposa que não honrou o marido. É a ausência do pai na vida de um filho. É um filho que não honrou o pai ou a mãe…Por isso, não tem como conviver sem perdoar.
Perdoar é tratar o outro como o outro não merece ter tratado.
O perdão é a faxina do coração, é a cura para as memórias amargas. Perdoar é jogar o lixo emocional fora.
*Você recolhe o lixo, joga o lixo na lixeira, na rua, e depois o caminhão leva embora o lixo. É assim que assim precisam fazer com a mágoa.
Quem perdoa não fala mais nisso. Se você nessa semana, falou com alguém sobre uma ofensa, isso significa que você não perdoou.
O que pode acontecer quando não há perdão? A pessoa transforma o seu coração em um depósito de lixo emocional. Quem não perdoa desenvolve um câncer na alma. Muitas doenças que perturbam o corpo de muita gente são originadas pela falta de perdão. Quem perdoa, tem mais saúde. Por detrás de muita gente com depressão está um coração resiste ao perdão.
Quando você não perdoa, você não somente perde a saúde física, você também perde a saúde emocional e espiritual.
Quem perdoa é mais feliz. E o casamento onde o perdão sempre dá a última palavra é um casamento saudável.
4a marca: PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS
É preciso conhecer os ricos ensinos da Palavra de Deus acerca do casamento.
Casamento é uma escola onde os dois se matriculam para aprenderem a ser o que nunca foram. Antes de eu me casar com a Paula, eu nunca havia sido marido, então, quando me casei, me matriculei na escola para ser marido.
Um jogador de futebol gastou 150 mil dólares. Mas o casamento durou poucos meses. Ele gastou muito dinheiro na festa, mas não investiu nenhum tempo estudando para ser marido.
Quanto tempo se estudo para ser médico, ou advogado?
Quanto tempo se estuda para ser marido? Ser marido, pai, esposa ou mãe, é tão importante quanto ser médico, advogado, professor universitário.
É preciso praticar os ricos ensinos da Palavra de Deus acerca do casamento.
Mt 7.24-27: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha” (v.24).
Não basta esperar coisas boas para o casamento. É preciso praticar coisas boas no casamento.
Se praticamos a praticamos a palavra de Deus, estaremos edificando nossas vidas sobre a rocha. Quando vierem os momentos difíceis, quando nossa fé for provada pelo fogo, quando eu for alfinetado com palavras duras, quando as pessoas fizerem o mal contra mim, quando os ventos baterem contra o meu lar, se o meu o coração estiver tomado pela Palavra de Deus, então certamente esses ventos não conseguirão derrubar minha vida e meu lar.
Não basta esperar as bênçãos de Deus sobre o casamento. É preciso obedecer ao Deus das bênçãos, e assim certamente Ele derramará bênçãos sem medidas sobre o casamento.
Conclusão
As marcas de um casamento saudável: fidelidade; perdão, serviço e prática da Palavra de Deus. Que essas marcas estejam presentes no casamento de vocês. E assim o casamento de vocês será um casamento segundo a vontade de Deus, um casamento abençoado e feliz.