COMO SERÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO?
Pr Luciano R. Peterlevitz, IBBV, 06.08.2020
TEXTO: Mateus 24.27-44
Introdução
- Em meio uma guerra, um soldado estava tranquilo e despreocupado. Alguém lhe perguntou: “Por que você está tranquilo?”. Resposta: “Por que meu general está vindo”.
O nosso General, o Rei dos reis, está vindo!
Mateus 24.1-44 apresenta a seguinte estrutura temática:
- V.1-14: os sinais da segunda vinda de Jesus. São o “princípio das dores” (v.8). As primeiras dores do parto.
- V.15-22: o anticristo e a grande tribulação. A dor se intensifica. É o momento do parto.
- V.27-44: é o nascimento. A hora final. A segunda vinda de Cristo.
Como será a segunda vinda de Cristo?
A segunda vinda de Cristo será repentina: v.27,28
Como um relâmpago repentinamente cai do céu, assim também o Filho do Homem virá por sobre as nuvens. 1Co 15:52: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.
V.28: um cadáver em processo de decomposição atraí os abutres. Do mesmo modo, a podridão moral do mundo atraí o juízo de Deus, que será executado na segunda vinda de Cristo.
A segunda vinda de Cristo será avassaladora: v.29
O sol, a lua e as estrelas não mais brilharão. É a imagem do juízo sobre as nações (Is 13.10; Ez 32.7). O Dia do Senhor será um dia de trevas.
Os poderes do céu serão abalados. Is 13:6:“Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação”. Ele vem “para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores” (Is 13.9).
Os homens desmaiarão de terror e “pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. 27 Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. 28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima (Lucas 21.26-28).
Apocalipse 6:
12 Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, 13 as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, 14 e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. 15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes 16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, 17 porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?
Ao soar da última trombeta, Cristo voltará! Ninguém poderá impedir a assolação que virá sobre a terra. Nenhum poder humano conseguirá impedi-Lo.
A segunda vinda de Cristo será visível e pública: v.30
V.30: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem”. O “sinal” é a “marca”, o estandarte, a bandeira do Filho do Homem que será desfraldada nos céus (D. A. Carson).
Quando a bandeira do Filho do homem for hasteada nos céus, “todos os povos da terra se lamentarão”. É o choro da angústia. O choro por ter desperdiçado a oportunidade da salvação.
Todos “verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu”. Não haverá uma vinda segreda.
Ap 1:7: “Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.”
A segunda vinda de Cristo será gloriosa: v.30
Ele virá “sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”.
Na primeira vinda, Jesus morreu como um Cordeiro. Na segunda vinda, voltará como um Leão. Na primeira vinda, veio como Servo. Na segunda vinda, se apresentará como Rei dos reis. Na primeira vinda, montou em um jumentinho, na segunda vinda virá em cavalo branco (Ap 19.11). Na primeira vinda, foi julgado pelos homens, na segunda vinda, trará o Juízo sobre os homens.
A segunda vinda de Cristo será vitoriosa: v.31
Jesus virá para arrebatar a igreja. Os anjos recolherão osescolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidadedos céus. Os eleitos de Deus serão chamados.Os santos de todos osséculos e de todos os idiomas serão recolhidos entre todasas nações.
A morte será tragada pela vitória do Filho do Homem (1Co 15.55). Naquele dia glorioso e vitorioso o Senhor nos enxugará todas nossas lágrimas; a morte já não existirá mais, já não haverá luto, nem pranto, nem dor. Naquele glorioso e vitorioso dia, a cidade santa, a nova Jerusalém descerá do céu. A Igreja comprada, redimida, lavada, purificada, estará ataviada como noiva adornada para o seu Esposo (o Cordeiro). E o tabernáculo de Deus habitará com os homens para sempre (Ap 21.1-4).
A segunda vinda de Cristo será imprevisível: v.36, 42-44
Ninguém sabe o dia e a hora (v.26). Por isso, não é possível marcar data para segunda vinda de Cristo.
O Filho do Homem virá como um ladrão, sem aviso, sem hora marcada (v.43-44).
A segunda vinda de Cristo será inesperada: v.37-44
Naquele dia, muita gente vai ser pega de surpresa.
Parecerá um dia qualquer. Mas será o Dia glorioso.
“Como foi nos dias Noé…” (v.37).
Robertson diz que nos dias de Noé havia muita advertência,mas total despreparo.
A segunda vinda trará o juízo: v.39-41.
John Charles Ryle: “Em um momento, num piscar de olhos, ao ressoar a última trombeta, cada um desses grupos será separado do outro para sempre. Esposas serão separadas dos maridos, os pais dos filhos, os irmãos das irmãs, os patrões dos seus empregados, os pregadores de seus ouvintes. Não haverá tempo para palavras de despedida nem para arrependimento quando o Senhor Jesus voltar”.
A chance de se voltar para Deus é hoje. Não espere o dia do juízo chegar. Quando Cristo voltar, não haverá mais chance. Não haverá segunda chamada.Naquele dia, a portada oportunidade estará fechada.
Os dois servos (v.45-51)
O servo fiel e prudente: alimenta os conservos, e administra com zelo os bens do seu senhor.
O servo mau: despreocupado, negligente, imprudente, insensível, esbanjador. Espanca os seus companheiros. Dissipa os bens do seu senhor.
Somos servos fieis ou servos maus? Como temos administrado nossa vida?
Cristo fez esta promessa: “Eis que venhosem demora” (Ap 3.11). Assim como foipara o céu, também voltará. Essa Palavra é verdadeira (Mt 24.35).
Você está preparado para se encontrar com o Senhor?