Os bem-aventurados (Parte 2)
Pr Luciano R. Peterlevitz – Igreja Batista Bela Vista, 04.08.2019
TEXTO: Salmo 1.2.
Introdução
O Salmo 1.1-2 afirma o que a pessoa bem-aventurada não faz (v.1) e o que ela faz (v.2). O bem-aventurado não é só aquele que não se envereda pelo caminho errado (v.1), mas também, como veremos hoje, ele tem prazer em conhecer o caminho correto revelado na “lei do Senhor” (v.2).
O Salmo 1.2 mostra o que os bem-aventurados desejam e em que eles meditam.
A lei do Senhor
O termo “lei” é a tradução da palavra hebraica torah, melhor traduzida como “instrução”. A torah é a instrução do Senhor para o seu povo. A “lei”, aqui no Salmo 1.2, é a Palavra de Deus. “Através da lei, Deus mostra o seu interesse por todos os aspectos da vida humana, a qual deve ser vivida debaixo da direção e cuidado divinos.”[1]A Palavra de Deus nos fornece orientações para todas as áreas da nossa vida: espiritual, emocional, familiar, financeira, profissional, social, etc.
A torah não foi inventada por homens. Ela foi dada por Deus. Observemos a expressão: “a lei do Senhor”. A lei procede do Senhor. A Escritura foi inspirada por Deus (2Tm 3.16). As profecias não são invenções humanas, mas sim, são resultado do agir do Espírito Santo sobre os santos homens (2Pe 1.20-21). Podemos confiar na Bíblia. Suas palavras são verdadeiras porque procedem do Deus verdadeiro. A Palavra é inerrante porque advém do Deus Perfeito, que não erra jamais. “A lei do Senhor é perfeita…” (Sl 19.7).
Muitas pessoas hoje estão perdidas. Cada vez mais surgem novas seitas e religiões. Cada momento surgem novas ideias sobre Jesus, sobre Deus, sobre a Igreja e sobre a família. Muitos não sabem em que confiar. Mas o bem-aventurado sabe em que confiar. Ele confia na Palavra viva e eficaz.
As filosofias, as ciências, as ideias humanas são transitórias e mutáveis. Em contrapartida, a Palavra de Deus é eterna. “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”, disse Jesus (Mt 24.35).
Muitos acham que alguém que confia na Bíblia é retrógrado, ultrapassado. Retrógrado: que anda para trás. Para o mundo, acreditar na Bíblia é andar para trás. Mas na verdade, quem anda para trás é aquele que despreza as instruções do Senhor.
Para muitos, a Bíblia é um livro cheio de ideias ultrapassadas. Para os bem-aventurados, a Bíblia é a Palavra eterna do Deus Eterno. Para muitos, a Bíblia é um livro cheio de lendas e mitos. Para os bem-aventurados, a Bíblia é cheia de vida, pois contém palavras de vida eterna (Jo 6.68). Louvado seja o Senhor!
O que os bem-aventurados desejam: v.2a
Os bem-aventurados desejam a lei do Senhor: “o seu prazer está na lei do Senhor”. O termo hebraico hepes é um “deleite”, um “prazer”, tal qual o prazer que um homem tem em uma mulher. Ah, se tivéssemos o mesmo deleite na torah do Senhor! Ah, se pudéssemos dizer como o salmista: “agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei” (Sl 40.8, onde o verbo “agradar” é hapas). Ah, se o que guiasse o nosso coração não fosse uma obediência servil, mas uma obediência amorosa.
Hilário de Poitiers é autor de um dos mais importantes comentários exegéticos do livro do Salmos (320-367/68). Esse antigo pai da Igreja analisou quem é “a pessoa feliz” no Salmo 1, e concluiu que mesmo os pagãos virtuosos podem não andar “no conselhos dos ímpios” e não se assentar na “roda dos escarnecedores”. Eles podem não blasfemar contra Deus, não praticar os vícios dos terríveis pecados morais e éticos, porém, eles não são os “felizes” descritos no Salmo 1. “Porque é ‘a satisfação na lei do Senhor’ que é chave para esta vida verdadeiramente feliz. É o exercício da vontade, desejar somente a vontade de Deus, pois ‘ele deseja meditar nessa lei dia e noite’.”[2]
Façamos uma autoanálise. Perguntemos para nós mesmos: onde está o nosso prazer? O nosso coração queima, quando abrimos a Palavra de Deus?
Em que os bem-aventurados meditam: v.2b
Os bem-aventurados meditam na lei do Senhor: “e na sua lei medita de dia e de noite”.
O verbo hebraico “meditar” (hagah) dá a ideia de um murmurar em voz baixa. Como os bovinos e equinos ruminam (mastigam repetidas vezes) as ervas dos pastos, assim também devemos “mastigar várias vezes” o pão da Palavra de Deus.
Em Josué 1.8, o verbo “meditar” está em paralelo com a “boca”: “Não deverá se apartar de sua boca o Livro da Lei;antes, medita nele dia e noite”.
De acordo com Josué 1.8, meditar é recitar as Escrituras. Meditar é falar as Escrituras, seja em voz baixa (como um sussurro), ou em voz alta.
Portanto, meditar é repetir, pensar, lembrar a Palavra de Deus várias vezes, até que essa palavra adentre nossos pensamentos e corações, produzindo transformação em nossas atitudes e ações. Quando meditamos na Palavra, tudo o que fazemos é pautado pela Palavra (Sl 119.9, 11).
No final do verso, a expressão “de dia e de noite” significa “em todo o tempo”. De acordo com o salmista, a disciplina de meditação, trazer à memória a palavra de Deus, é um ato que ocorre ao longo de todo o dia, desde o momento em que acordamos até a hora de dormir.
Precisamos meditar na Palavra todos os dias e o dia todo.
Seja muito sincero consigo mesmo: você tem meditado na Escritura diariamente? Temos enchido nossas mentes e nossos corações com a Palavra que procede da boca de Deus?
Talvez você diga: “mas não tenho tempo nem para ler a Bíblia, quanto menos para meditar nela”. Então ai vão algumas duas dicas:
1) Reserve um tempo diário para ler a Bíblia e orar
Definitivamente você não conseguirá ler a Bíblia, se não reservar tempo para isso. Entenda que ler a Bíblia não é a coisa mais difícil do mundo. É só uma questão de organização. Deixamos de ler a Palavra de Deus não porque não temos tempo, mas porque não conseguimos administrar nosso tempo.
Pesquisas mostram que se uma pessoa dedica quinze minutos por dia para ler a Bíblia, ao final de um ano, ela conseguirá lê-la de capa a capa. Se o tempo reservado for de cinco minutos, a leitura da Bíblia toda será completada em três anos.
2) Ao terminar a leitura bíblica, grife pelo menos uma palavra, uma expressão ou um versículo, e volte a pensar nessa parte grifada várias vezes ao dia.
Leia e releia a Palavra. Rumine o pão do céu. Encha sua mente com as palavras de vida eterna.
Conclusão
De acordo com o v.2 do Salmo 1, o bem-aventurado tem todo o seu prazer voltado para a Palavra de Deus, e nessa Palavra medita constantemente.
Como temos nos relacionado com a Palavra de Deus? Tem ouvido a voz de Deus em Sua Palavra?
As pessoas tem muita dificuldade para parar suas atividades, e meditar naquilo que é eterno Vivemos em mundo agitado e barulhento. É o alerta ou notificação do celular; é a chamada telefônica; é o barulho das ruas; é a urgência de nossos compromissos. Enfim, tudo ao nosso redor reclama o nosso tempo. Como é difícil meditar na Palavra de Deus!
Somos uma geração conectada com a internet. Mas será que estamos conectados com Deus e com Sua Palavra?
Bem-aventurado é aquele que se deleita na
Palavra de Deus e se deixa instruir por essa Palavra eterna.
[1]John E. Hartley,tôrâ, in:R. Laird Harris; Gleason L. Archer Jr., Bruce K. Waltke (organizadores), Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento, São Paulo, Vida Nova, 1998, verbete 910d, p. 662.
[2]Bruce K. Waltke e outros, Os salmos como adoração cristã: um comentário histórico, p. 133.