ENSINAI UNS AOS OUTROS

Postado em 17 de junho de 2019 por

Categorias: Pregações

Pr Luciano R. Peterlevitz – Igreja Batista Bela Vista, 16.06.2019

TEXTO BÍBLICO: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”. Colossenses 3.16.

Introdução

Um antigo escritor grego,Esopo, certa vez escreveu: “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”.

Colossenses 3.16 apresenta dois mandamentos de mutualidade: “instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente”. Já estudamos o mandamento “aconselhai-vos mutuamente”. O foco da mensagem de hoje estará nessa ordem: “instruí-vos…mutuamente”.

Duas condições fundamentais para ensinar

  1. Para ensinar outros, é preciso ser influenciado e transformado pela Palavra de Cristo

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo”.

“Habite”. O verbo (gr. enoikeo) significa “habitar”; uma metáfora: “viver em alguém e influenciá-lo (para o bem)”. Precisamos não somente ouvir, ler ou estudar a Palavra de Cristo. Precisamos ser influenciados por Ela.

Outra consideração importante sobre o verbo “habitar”:

Ele se refere a um acolhimento e uma habitação permanente. “Assim, quando Paulo nos diz para deixarmos que a palavra de Cristo ‘habite’ em nós, ele está nos pedindo para darmos à Palavra de Deus uma recepção tão calorosa de boas-vindas que a faça literalmente se sentir em casa dentro de nós e, portanto, fixar residência permanente”. (Rick Renner, Pedras Preciosas do Grego 1 – Verão). 

Qual tem sido nossa atitude diante da Palavra de Cristo? Temos deixado Ela estabelecer morada permanente em nosso coração? Quando estamos diante dessa Palavra, precisamos dizer a Ela: “seja bem-vinda, pode entrar, a casa(coração) é sua”!

O texto ainda diz que a Palavra de Cristo precisa habitar “ricamente” em nós. Ricamente: ou seja, “abundantemente”.

Somos profundamente influenciados pela Palavra de Cristo? Todas as áreas de nossa vida têm sido afetadas e transformadas pela Palavra de Cristo?

Se a palavra de Cristo habitar abundantemente em nosso coração, estaremos aptos para ensinar.

  • Para ensinar, é preciso aprender

Não nascemos sabendo. Precisamos apreender. Aprendemos a andar, a falar, a ler, a ter bons modos, etc…

Do mesmo modo, precisamos aprender a confiar, a orar, a lidar com nossas emoções, a falar a verdade, etc. Precisamos aprender, sempre.

Um propósito que tenho comigo mesmo: “preciso aprender constantemente”.

Alguém já disse, corretamente: “Aquele que não se assenta para aprender, não pode se levantar para ensinar”.

Uma criança que não ouve outros falando, nunca aprenderá a falar. Do mesmo modo, se não estamos prontos para ouvir ensinos, não estaremos prontos para transmitir ensinos.

Como aprendemos?

Aprendemos pela leitura e estudo. Qual foi o último livro que você leu? A leitura e o estudo abrem nossa mente. Fazem-nos perceber que o mundo é muito maior do que imaginamos. Precisamos ter mente aberta para aprender novas ideias, novos jeitos de fazer, novas formas de agir, novas estratégias para vencer. “A mente é igual paraquedas: só funciona se estiver aberta”.

Aprendemos com nossas experiências. Especialmente, com as experiências difíceis. “pois até durante à noite o meu coração me ensina” (Sl 16.7).

Aprendemos com nossos erros. Alguém já disse algo do tipo: “cair em um erro uma vez é humano, cair em um mesmo erro duas vezes é burrice”.

Aprendemos com os erros dos outros. “O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros.” Provérbio Chinês.

Como ensinamos?

O ensino em uma igreja local não ocorre só na EBD. A EBD (ou algum outro tipo de escola bíblica) é fundamental em uma igreja. Mas ela não o único meio de ensino. Há também, o ensino informal. O ensino que ocorre nas casas, por exemplo, quando visitamos uns aos outros. Ensinamos quando, na comunhão, ministramos a Palavra uns aos outros, lembrando ao outro um trecho da Bíblia, consolando o outro pela Palavra de Deus. Ensinamos, quando levamos o outro a lembrar os ricos ensinos da Palavra de Cristo.

Além disto, ensinamos pelo nosso exemplo. “A palavra convence, o exemplo arrasta” (autor anônimo).

Conclusão

Disponha-se a aprender coisas novas, todos os dias. Disponha-se a aprender principalmente a Palavra de Cristo. Que a Palavra de Cristo encontre morada permanente em seu coração. E disponha-se, hoje, a ensinar alguém aquilo que Deus lhe tem ensinado.